Dicas de português (como deve ser)

Vou deixar aqui só algumas notas, muito concisas e breves, da língua portuguesa. Sei que muitos não suportam com facilidade estes assuntos da gramática, portanto vou aliviar o massacre o mais que puder.

Então é assim:

  • Segundo o Novo acordo ortográfico (concordar ou não com ele é assunto para mais tarde), as palavras contacto, facto, conectar não perderam o C. Era erro anteriormente se as escrevessem com menos essa letra e continua a ser.

 

  • A abreviatura de Excelentíssimo/a deve ser escrita corretamente da seguinte forma: Ex.mo, Ex.ma.

Exmo, exma estão incorretos.

 

  • Os homens devem agradecer dizendo Obrigado, e as mulheres Obrigada. Porque a estrutura frásica subjacente a esse agradecimento é a seguinte: Sinto-me obrigada/o a retribuir o favor.

 

  • Por último, mas de modo algum menos importante, as reticências têm apenas 3 pontos. Vou repetir: 3 pontos. Não são 2, nem 5, nem 9 como se vê nas redes sociais. E as reticências não funcionam como os pontos de exclamações, os quais triplicamos ou quadruplicamos para enfatizar a coisa, a frase não se torna mais reticente se colocarem 6, 9, 12 ou 15 pontos. Além disso, este sinal de pontuação serve para expressar graficamente que algo ficou por dizer, se já disseram tudo, então ponto final.

Massacre terminado. Ponto final.

Um comentário Adicione o seu

  1. Luís Costa diz:

    Gosto muito deste novo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *